sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

NADA TEM SIGNIFICADO

Mônica Sampaio


Só tem significado aquilo a que VOCÊ DÁ significado.
As coisas só ganham significado a partir do momento em que você LHE DÁ UM.

O que você sente NÃO É o resultado dos acontecimentos, mas sim DA SUA INTERPRETAÇÃO dos acontecimentos. Nada tem significado até quando VOCÊ lhe dá um.

Partindo deste pressuposto, vamos analisar as causas da TIMIDEZ para falar em público.

Sua forma  -a maneira como você é e reage aos acontecimentos -  FOI CRIADA; FOI PROGRAMADA.  Você é o que você interpretou ao longo da sua existência. E isso foi uma PROGRAMAÇÃO, assim como se programa o computador; assim como você programa o seu mp4 (ou o seu tocador de músicas, seja ele qual for): a escolha do estilo, das músicas, da quantidade delas, é tudo uma ESCOLHA sua, a partir da sua interpretação do que este conjunto de músicas irá lhe causar, lhe proporcionar.

A nossa vida é baseada em ESCOLHAS. É a ação do nosso PODER DE DECISÃO que nos MOLDA. Você é aquilo que você ESCOLHE SER.

Esta escolha leva em conta a sua interpretação dos acontecimentos. Se você interpreta que determinada situação irá lhe causar constrangimento, você lhe aplicará uma determinada CARGA EMOCIONAL, que dará à situação um significado emocional, que será acionado TODA VEZ que essa situação acontecer.

Existem cargas emocionais FORTALECEDORAS e cargas emocionais ENFRAQUECEDORAS.  Tanto uma quanto a outra são produto de PROGRAMAÇÃO, isto é, elas estão lá, no seu cérebro, fazendo parte do seu conjunto de valores porque VOCÊ as colocou lá; você as PROGRAMOU no seu cérebro. E se você as colocou, você poderá tira-las e COLOCAR outras! Você pode SUBSTITUIR as suas emoções e sentimentos, programando OUTRAS emoções e sentimentos em seu lugar.

E como se programa emoções e sentimentos?

A partir da sua comunicação com você mesmo. O pensamento é a primeira forma de COMUNICAÇÃO do ser humano. A Comunicação é uma combinação da Lingüística com o sistema Neurológico. Você FALA para si mesmo o que as coisas significam.

O homem foi colocado no Jardim do Éden e teve como missão DAR NOMES à toda a criação de Deus. Portanto, é VOCÊ que NOMEIA as situações e as pessoas para si mesmo, e as comunica para os outros, operando a TRANSMISSÃO DE CONHECIMENTO, a partir da INFORMAÇÃO gerada pela sua mensagem ao ser decodificada pelo receptor. Você é o EMISSOR.

Você é o EMISSOR das informações que decodifica em seu cérebro. Você as recebe, como receptor, mas as transmite a si mesmo, como emissor, levando em consideração a sua INTERPRETAÇÃO dessas informações.

Esses conhecimentos fazem parte do CURSO DE LOCUÇÃO DIRIGIDA PARA TODAS AS PROFISSÕES com MÔNICA SAMPAIO – 29 anos de experiência na área da COMUNICAÇÃO Interpessoal, Locução, Apresentação em público para palestrantes e mestres-de-cerimônia.

Para mais informações: monica.sampaio1@gmail.com